Projecto Educativo 2013/2015

Plano de Atividades 2013/2014

ATIVIDADES AO LONGO DO ANO

Dia Internacional do Idoso e Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro celebrou-se o Dia Internacional do Idoso e as crianças da nossa instituição foram visitar os idosos ao Lar. Para demonstrar o carinho que têm por eles, cantaram-lhes uma música do André Sardet, intitulada "Gosto de ti". Entregaram-lhes ainda o poema com a letra da música para ficar de recordação.
Foi também no mesmo dia que se celebrou o Dia Mundial da Música. Para grande alegria das crianças, pudemos assistir a um concerto de música clássica realizado na Praça. Este pequeno concerto foi protagonizado por uma orquestra de instrumentos de sopro, composta por alunos do Conservatório de Música da Póvoa de Varzim. Foi uma bela oportunidade para as crianças usufruírem de um tipo de música a que não estão tão habituadas.

04diadoidoso

Magusto

No dia 11 de novembro celebramos o Dia de S. Martinho. Como habitualmente, fomos ao lar de idosos festejar o magusto. Comemos as castanhas assadas mas não bebemos o vinho...
Dia do Pijama
Pelo segundo ano consecutivo, realizamos o Dia do Pijama na nossa instituição. Foi no dia 20 de novembro, dia em que se comemora a Convenção dos Direitos das Crianças. Tal como muitas outras crianças de todo o país, as crianças da creche e jardim-de-infância vieram para a escola vestidas de pijama. Também trouxeram o seu peluche preferido e fizeram atividades divertidas como guerra de almofadas, escutar histórias numa tenda, brincar com lanternas, entre muitas outras.
Para além da parte lúdica, a parte solidária foi muito importante e, apesar da crise que afeta todos, conseguimos juntar 500€ para ajudar as crianças da associação Mundos de Vida, que acolhe crianças que não têm uma família. Nos mealheiros que as crianças trouxeram de casa, a Sala dos Ratinhos juntou 63,75€, a sala dos Girassóis 72 €, a Sala das Cerejinhas 74€, a Sala das Estrelinhas 121,75 €, a sala das borboletas 87,5€ e a Sala das Flores Encantadas 81€.
Mais uma vez, esta iniciativa foi muito positiva e para o ano cá estaremos para a festejar outra vez.

Desfolhada

Este ano a desfolhada não se realizou em setembro, como estava previsto devido ao mau tempo que se fazia. Mas, finalmente, no dia 15 de novembro fomos ao Lar de Idosos participar nesta bonita tradição. Ao som de música popular, crianças e idosos ajudaram a desfolhar o milho pois quando todos ajudam, nada custa... Pelo meio alguém encontrou uma espiga vermelha. Será que andou a dar um beijo a todos??? No fim de todo o milho desfolhado, comemos um lanche reforçado e soube mesmo bem!!!

Concurso de escrita sobre o Natal

Para ir de encontro ao projeto educativo da instituição "Ler ajuda a crescer" realizamos um Concurso de Escrita, com textos alusivos ao Natal. Participaram nesta iniciativa 24 crianças, que com a ajuda dos pais, escreveram textos maravilhosos. Tão maravilhosos que o júri teve dificuldade em atribuir só 3 prémios, optando por escolher 5 vencedores. Tratando-se de um concurso de escrita, oferecemos livros aos cinco melhores textos e um diploma de participação a todos os que participaram.
Os vencedores foram revelados na Festa de Natal e foram os seguintes:
- Júlia Silva da Sala dos Girassóis, com o texto " Um Natal";
- Beatriz Pinheiro da sala das Flores Encantadas, com o poema "Num inverno rigoroso";
- Ana Teresa Ferreira da Sala das Flores Encantadas, com o texto "Espirito de Natal";
- Rodrigo Baptista da Sala das estrelinhas, com o poema "É Natal, é Natal";
- Fábio costa do CATL, com o poema " No Natal..."
Agradecemos a todos os que escreveram textos pois mais importante que ganhar foi participar.

Festa de Natal

No dia 15 de Dezembro realizamos a Festa de Natal da nossa instituição no salão paroquial de Rates. Mais uma vez o salão encheu-se de familiares que quiseram assistir às atuações das crianças.
Os primeiros a atuar foram os mais pequenos. As crianças da Sala dos Ratinhos, juntamente com os pais, apresentaram uma pequena encenação sobre a hora de dormir ao som da música "Boa noite, descansem bem". A seguir, a Sala das Cerejinhas deliciou-nos com a peça de teatro "A Branca de Neve e os 7 anões". Seguiu-se então, a Sala dos Girassóis, que dançaram ao som da música "Toca o sino".
Assistimos depois á Sala das Estrelinhas que nos fizeram reviver a tradição da pesca, ao som da "Canção do mar" da Dulce Pontes. Chegou depois a vez da Sala das Flores Encantadas que nos apresentou a encenação da história "Ninguém dá prendas ao Pai-natal".
A sala das Borboletas encantou-nos com uma bonita serenata e a música "Anda comigo ver os aviões". A seguir assistimos a mais uma peça de teatro "Os óculos do Pai-natal" apresentado pelas crianças do CATL.
Terminámos em grande com a música "Presente de Natal", cantada por todas as crianças e funcionárias da instituição.
Este ano pudemos contar também com a participação de uma utente do Lar de Idosos, a D. Cipriana, que nos encantou com as suas histórias. Quem nos dera chegar á sua idade com a sua memória...
Nos intervalos das atuações revelamos os vencedores do Concurso de Escrita de Natal, os quais foram ao palco levantar o prémio.
Como sempre, para finalizar a festa e para alegria de todas as crianças, apareceu o Pai Natal e distribuiu os presentes.