Fotos ERPI

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas rege-se pelo Acordo de Cooperação celebrado entre o Centro Distrital de Segurança Social e a Fundação Centro Social de S. Pedro de Rates. Desenvolve atividades de apoio social a idosos através de alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto, fomentando o convívio e a animação sociocultural e a ocupação dos tempos livres.

Instalações

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Fundação Centro Social de S. Pedro de Rates está dividida em diversos espaços amplos e acolhedores, renovados e ampliados recentemente. Constituído por dois pisos está munido de um elevador com medidas apropriadas para deslocação de camas articuladas. Inicialmente com capacidade para 46 utentes com acordo de cooperação com a Segurança Social, dispõe desde Agosto de 2013 de mais 14 camas não co-financiados por aquele organismo.
O primeiro piso (piso 1), é composto pelos serviços administrativos, sala de reuniões, gabinete de serviço social, gabinete médico, sala de visitas, refeitório, cozinha, economato, sala de vestiários, três casas de banho comuns (uma das quais está equipada para pessoas com mobilidade reduzida), sala de convívio/café e sete quartos com casa de banho privativa.
É neste piso que se situa a nova ala criada, que abrange aumento de quartos contíguos aos já existentes (duplos e individuais com casa de banho privativa).
No piso 0, que é constituído por, casa das máquinas, despensa, quarto de arrumos, casa de banho das funcionárias, lavandaria, sala de banhos assistidos, sala de isolamento e onze quartos com casas de banho privativas que tem como continuidade as novas estruturas onde foi construída a Terapia Ocupacional.
Num terreno adjacente, está em fase de conclusão uma Piscina aquecida que servirá utentes internos e a população em geral.

Serviços prestados

-Alojamento;
- Ginástica;
- Ocupação/animação (celebração de datas festivas; atividades ocupacionais diárias, designadamente trabalhos manuais, pintura, leitura e treino de escrita, jardinagem, atividades religiosas, ginástica em grupo, preparação de festas, jogos de mesa e outros tradicionais; participação em iniciativas de âmbito local e regional)
- Cuidados médicos e de enfermagem
- Tratamento e lavagem da roupa;
- Alimentação cuidada e adequada às patologias;
- Vigilância permanente;
- Transportes para instituições hospitalares em emergência, acompanhamento a consultas médicas externas;
- Todos os produtos de higiene;
- Fornecimento de fraldas, medicamentos, material para pensos, suplementos proteicos / vitamínicos, outros bens não essenciais;

Condições de Admissão

- Idosos com idade superior a 65 anos, salvo casos excecionais a analisar pelo Conselho de Administração;
- Idosos que não sofram de doença infecto-contagiosa ou mental aguda que impeça ou perturbe o normal funcionamento do estabelecimento. A Instituição poderá não considerar situações de utentes portadores de doenças para as quais não tenha cuidadores qualificados e se coloque em causa os bons cuidados;
- Idosos que possuam autonomia funcional, na maioria dos atos da vida diária.

Para efeitos de admissão, o utente deverá candidatar-se através do preenchimento de uma ficha de identificação que constituiu parte integrante do processo do utente, devendo fazer prova das declarações efectuadas, mediante apresentação dos documentos solicitados pela Directora Técnica.

Documentos a apresentar

-Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão
-Cartão de Contribuinte
-Cartão de beneficiário da Segurança Social e/ou de outro organismo
-Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde
-Declaração de rendimentos
-Declaração médica onde conste não padecer de doença infecto-contagiosa
-Informação Clínica relativamente às patologias e terapêutica utilizada

Critérios de Seleção

-Ser natural ou residente no concelho da Póvoa de Varzim, preferencialmente na freguesia de Rates, há mais de cinco anos;
-Possuir idade mínima de 65 anos;
-Não possuir doença, física ou mental, cujo acompanhamento e tratamento não possam ser devidamente assegurados pela Estrutura Residencial para Idosos;
-Ausência ou indisponibilidade da família para assegurar os cuidados básicos;
-Risco de isolamento social;
-Fracos recursos económicos;
-Grau de dependência;
-Utente a frequentar outra resposta social;
-Situação encaminhada pelos serviços da Segurança Social;
-Familiar do utente a frequentar a instituição;
-Familiar de colaborador ou Órgãos Sociais.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

ABERTO TODOS OS DIAS DA SEMANA, 24 HORAS POR DIA