Projecto Educativo 2020/2022

 

Plano de Atividades 2021/2022

 

 

ATIVIDADES AO LONGO DO ANO

 

1 - Desfolhada (2021)8d9e07b3-10a4-4429-929b-8f8fb835de5f

 

Na semana passada foram mais uns dias de bom (e muito) tempo no exterior!

Logo pela manhã tínhamos combinado fazer a típica desfolhada anual e deitamos mão à obra vestidos a rigor.

Percebemos as diferentes texturas existentes, o porquê de se realizar a desfolhada nesta época do ano e para que utilidade servirá o milho e o feno, por exemplo alimentar os nossos animais domésticos.

Vimos como se retiram as folhas ao milho e depois observamos a corola (folhas), as barbas e a espiga.9ec2c29a-f281-4e1a-9b9c-9aa02d0fa354

Estávamos muito entusiasmados por encontrar o milho REI!

Houve também confecção da merenda da tarde: pão, pataniscas e pão de ló…

A imaginação e a criatividade aliadas à magia da cozinha…há coisa melhor?

À tarde dançamos ao som do rancho folclórico de S. Pedro de Rates e desfrutamos de um belo momento de diversão e merenda que fizemos de manhã. 

Foi um dia muito divertido que nos permitiu recriar/conhecer esta tradição tão antiga da nossa terra.

 

 

2 - Dia Internacional do Idoso (2020)

As crianças da nossa instituição foram visitar os idosos ao Lar no dia 2 de outubro, este encontro teve por objetivo fortalecer o convívio entre diferentes gerações. Assim, as nossas crianças demonstraram o carinho que têm por eles, cantaram-lhes uma música criada pela equipa pedagógica, intitulada "Hoje é dia do Idoso" e no final convivemos todos juntos.

 

3 – Dia Mundial da Alimentação (2020)

No passado dia 16 de outubro sinalizou-se o dia da alimentação. Como temos vindo a trabalhar com as crianças a multiculturalidade, nada melhor do que celebrar este dia confecionando uma iguaria de um diferente país/continente.

Assim, crianças e adultos puseram mãos à obra e envolveram-se numa experiência de culinária.

O berçário e sala de um ano confecionou pizza, prato típico italiano. Contudo, pensa-se que já há muitos anos os egípcios faziam este tipo de comida. A pizza consiste num disco de massa (parecida com pão), com molho de tomate e outros ingredientes como carnes fumadas e queijo.IMG-20201030-WA0007

As crianças do berçário 2 e sala ½ anos “panaram” banana e fritaram. Este fruto é originário do Sudeste asiático, mas também é cultivada em muitos países, nomeadamente em Portugal (Madeira). A banana frita é um acompanhamento perfeito para acompanhar carnes, como a picanha do Brasil.

A sala dos 2 anos preparou umas saborosas panquecas. Há muitos tipos de panquecas, as americanas são feitas à base de ovos, farinha e leite. Normalmente levam mel como molho que lhe confere um sabor adocicado.

Os meninos da sala dos 3 anos confecionaram scones. Tiveram origem na Escócia, mas são tradição em todo o Reino Unido, acompanhando muitas vezes o tradicional chá das cinco. São uma espécie de pãezinhos feitos à base de farinha, manteiga e leite.

A sala dos 4 anos fez um delicioso sumo de manga e laranja. A manga é um fruto nativo do sul e sudeste asiático, introduzida depois em Portugal. A laranja foi também trazida da China pelos portugueses. A laranja doce é conhecida em alguns países como “portuguesas”.

As crianças da sala dos 5 anos confecionaram um doce de origem africana, o cumbe. É um doce de coco e leite de coco que junto com outros ingredientes são moldados em pequenas bolas e envoltos em coco ralado, parecidas com os brigadeiros.

O CATL preparou os famosos crepes franceses. Na verdade, existem iguarias semelhantes em muitos países, mas são mais populares em França. Consistem numa espécie de panqueca fininha feita à base de farinha, leite e ovos.

E assim os nossos meninos ficaram a conhecer diferentes iguarias da gastronomia mundial. 

 

4 - Magusto (2020)Imagem-1

Aquela a que chamamos a festa das Castanhas, o famoso Magusto chegou…com muito solinho a fazer jus à lenda!

 

Este ano o Magusto foi feito separadamente em cada valência, por salas, devido ao vírus que já todos conhecemos.

Começamos o dia a recordar, para alguns, a ouvir pela primeira vez, para outros, a Lenda de S. Martinho porque já não nos lembrávamos muito bem e outros nem conheciam.
Imagem-2

As lembranças reavivaram-se e até aqueles que contactaram com a história pela primeira vez ficaram radiantes,uns dedicaram-se à exploração da história através do teatro, outros com teatro de sombras chinesas e ainda outros aprenderam todo o processo de confeção da castanha cozida.

Realizamos um registo da mesma para mais tarde recordar. Estes registos ilustram como estamos a crescer e a representar graficamente cada vez melhor o que vemos, vivemos e sentimos.

Terminamos o dia, uns com uma mini-fogueira no pátio, outros a lanchar no refeitório por sala, depois comemos as castanhas assadas na fogueira, no forno e até cozidas na bimby e de forma tradicional, ainda bebemos sumo e chá.

Foi um S. Martinho muito delicioso…como o tempo!

 

5 - Festa de Natal (2020)20201223 000848423120201222 235246740

Este ano, o Natal foi celebrado de uma forma diferente, mas não menos intensa! Entre as várias atividades realizadas nesta quadra, destacam-se a elaboração da carta ao Pai Natal, atividades de expressão plástica (enfeites, postais, etc.), de música, histórias e até mesmo uma peça de teatro: “Quem dá prenda ao Pai Natal?”

Não foi realizada a tão típica “Festa de Natal”, mas o Pai Natal não se esqueceu das nossas crianças… e visitou-as a bordo de um trenó especial com renas especiais! As crianças aguardaram a sua chegada na Praça e, quando o viram, deliraram com a sua chegada! Foi um momento mágico!

Fizemos um almoço de Natal com um cardápio natalício. E num ambiente decorado a rigor, as crianças deliciaram-se com as iguarias!

Esta é a magia do Natal! Que este espírito nos faça acreditar que tudo vai melhorar…

 

6 - Dia do Pai (2021)dia pai2dia pai1

As nossas valências infantis, de regresso, depois do confinamento, dedicaram os seus primeiros dias à realização dos trabalhos para o dia do PAI. Apesar de ser um ano diferente, não quisemos deixar passar este dia tão importante sem darmos um miminho aos nossos pais. A todos os pais dos nossos utentes “mais pequeninos” um dia recheado de surpresas. 

 

 

 

7 - Dia da Mãe (2021)dia mae2dia mae1

 

Com a aproximação de uma data especial: o dia da mãe, as crianças da nossa instituição dedicaram-se durante os últimos dias a preparar pequenas surpresas para as mães.

 

Desde trabalhos de expressão plástica a pequenas lembranças, canções e docinhos, tudo foi realizado com muito carinho e empenho.

 

Aproveitamos para desejar a todas as mães um feliz dia da MÃE!

 

 

8 - Semana da Criança (2021)IMG 20210602 110816

“Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias” e, ao longo de uma semana, procuramos torna-las ainda mais felizes, com diferentes e divertidas atividades.

A Praça tornou-se o palco principal para a realização de espetáculos: a peça de teatro “A princesa e a ervilha” protagonizado pelas educadoras e também atuações das crianças do Jardim de Infância. Cada sala apresentou uma música representativa de uma cultura, trabalhando assim o projeto educativo “A amizade não tem cor”. A sala dos 3 anos apresentou uma canção africana chamada “Kokoleoko”, a sala dos 4 anos uma canção sobre índios e a sala dos 5 anos uma música country e dança do ventre.

IMG-20210528-WA0006

Ao longo de vários dias as crianças também puderam realizar vários jogos, danças, gincanas, saltar à cama elástica e ainda fazer biscoitos e piqueniques.

No Dia da Criança tivemos ainda direito a uma lembrança muito especial, feita pelos idosos do lar, que nos presentearam com uma visita cheia de amor e carinho.

 

 

 

9 - Dia do nariz vermelho (2021)IMG-20210609-WA0013IMG-20210609-WA0003

 

“Junte-se ao Dia do Nariz Vermelho e ajude-nos a levar alegria às crianças hospitalizadas.” 

 

Acreditamos sempre que causas nobres devem ser abraçadas, ajudar o próximo nunca deve ser uma obrigação mas sim uma missão. São princípios como estes que queremos transmitir desde muito cedo às nossas crianças, ajudar com alegria, ser solidário e principalmente, passar a mensagem: "faz aos outros o que gostarias que fizessem por ti".   

Foi com muita alegria, que as crianças da nossa instituição vivenciaram o Dia do Nariz Vermelho e meteram o nariz por esta causa adquirindo os diferentes objetos (nariz, garrafa de água e lancheira), fornecidos pela associação “Operação Nariz Vermelho”. Neste dia, também perceberam qual é a missão dos doutores palhaços, nada melhor que arrancar umas belas risadas a quem tem tão poucos motivos para sorrir, sem dúvida uma missão difícil, mas muito gratificante quando o objetivo é conseguido.

 

 

10 - Colónea balnear (2021)1E39668C-E91A-4C06-ADF4-C76840362699

  Em término da colónia balnear as aprendizagens foram inúmeras e começam mesmo antes de chegarmos à Fundação:

-Em casa, quando colocamos o protetor solar, aprendemos que o sol é amigo mas pode fazer-nos mal, se o apanharmos excessivamente. Por isso necessitamos de proteção com um creme específico para tal.

-Depois de chegarmos à Fundação, colocamos os bonés com o nome da mesma, para protegermos a cabeça do sol e para nos identificarmos facilmente, vem aí o Centro Social de S. Pedro de Rates!

-Fazemos a viagem de autocarro: cada um coloca a sua mochila na bagageira. Aprendemos a ser responsáveis e a cuidar dos nossos pertences, a subir para o autocarro respeitando a vez de cada um, colocamos o cinto e aprendemos a importância da segurança e da prevenção em viagem.AF7D6CB3-D9DD-4BEB-81C1-0F783270820F

-Chegados à praia, saímos do autocarro, retiramos a mochila da bagageira e lá vamos nós para a praia habitual! Aprendemos a importância de manter as coisas arrumadas e organizadas, desenvolvemos a nossa autonomia e independência pessoal e a responsabilidade.

Aprendemos a brincar com os materiais da natureza aprendemos a partilhar…os brinquedos, os carinhos as atenções.

- Demos banhos de mar, com muito cuidado e atenção, pois, as ondas podem ser muito perigosas. No final, vamos lanchar e deitamos o lixo no sítio certo, porque não devemos sujar a praia que é de todos e assim vamo-nos tornando cidadãos responsáveis!

- Brincamos à bola, às raquetes, construímos castelos de areia e cozinhamos imenso, vamos aprendendo as regras da física! ????

-Divertimo-nos muito e até tivemos direito a gelado! ????

- Na hora de arrumar guardamos os brinquedos agrupando por categorias: baldes grandes, médios e pequenos para um lado, pás, peneiras e ancinhos para outro.

Até na praia se aprende matemática!

-Vestimo-nos e calçamo-nos e colocamos a mochila, estamos prontos para o regresso, depois de um dia cheio de muita brincadeira, animação e aprendizagens!

E assim, a brincar vamos construindo o mundo dentro das nossas cabeças! ????