HISTORIAL DO CENTRO

O Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede na Vila de S. Pedro de Rates, Concelho da Póvoa de Varzim.
Os seus Estatutos foram aprovados por alvará do Governo Civil do Porto, em 22 de Novembro de 1929 e registado como Fundação.
Criado a 26 de Dezembro de 1897, nasceu da vontade de vários benfeitores naturais desta Vila. Inclui-se no património desta Fundação a Escola de Camões, o Albergue Marquês de Pombal inicialmente chamado Asilo de Stº António e Stª Rita, que estavam vocacionados para auxiliar crianças e jovens necessitados. Esta situação decorreu somente até 1922, devido à escassez de meios provocada pela 1ª Guerra Mundial.
Em 1929, com a ajuda de uma herança de dois ilustres Ratenses - António Joaquim Guimarães e António F. Macedo Serra, foi criada uma Associação a que foi dado o nome de "Comissão de Beneficência de Rates". Propunha-se levantar o edifício do Asilo de Stº António e Stª Rita, para socorrer pessoas necessitadas da Vila. No ano de 1964, o referido Asilo foi instalado no edifício do Albergue Marquês de Pombal, onde permaneceu durante décadas. A acção da Instituição tinha passado a direccionar-se para o auxílio a idosos.
A degradação daquele espaço, bem como as necessidades crescentes de uma população envelhecida, levaram a que se unissem esforços para a construção de um novo Lar, em terreno de património da Instituição. Era a forma de dar resposta ao grande número de idosos que precisavam de auxílio, melhorando naturalmente as condições do seu alojamento. Assim, e depois de vencidas muitas barreiras, assistiu-se no dia 29 de Maio de 1993, ao lançamento da 1ª Pedra do novo edifício, com a presença do então Ministro da Segurança Social, Dr. Silva Peneda.
Em 21 de Dezembro de 1995, o grande sonho estava concretizado: o Lar estava pronto a receber os idosos num edifício amplo, rodeado de espaços verdes, proporcionando um ambiente agradável e acolhedor. A capacidade aumentou de 20 para 46 utentes, em regime de internamento, criando-se ainda duas valências: Apoio Domiciliário e o Centro de Dia, que está presentemente desactivado.
A Instituição, para acompanhar as necessidades das famílias criou também um Jardim-de-Infância que iniciou actividade em Fevereiro de 1987, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Junta de Freguesia local, tendo em Dezembro do mesmo ano celebrado Acordo de Cooperação com o Centro Regional de Segurança Social. Esta valência funcionou num edifício cedido pela Paróquia, até à inauguração de novas instalações. O antigo Albergue, após larga e proveitosa remodelação, acolheu no ano lectivo 2002/2003, a Creche e o Jardim-de-Infância. Com capacidade para 75 crianças, sendo 30 lugares para a Creche e 45 para o Jardim-de-Infância. No edifício onde funcionava o Jardim-de-Infância, ficou instalada a valência de A.T.L.
Constatada que estava a necessidade de instalar todas as valências em edifícios próprios, foi adquirida uma casa no Centro Histórico, e registada como Casa Maria Vitória. O Conselho de Administração decidiu que aquele imóvel seria restaurado. Foram contratados para o efeito os técnicos das especialidades e deu-se início à reformulação do edifício que apenas manteve a fachada, dando lugar a um Jardim-de-Infância com todos os requisitos de modernidade.
Terminada a obra, foi inaugurada a nova valência em 26 de Maio de 2006, pelo Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Dr. José Macedo Vieira, acompanhado de vereadores e entidades oficiais de S. Pedro de Rates.
Com um elevado esforço financeiro, foram reordenados os meios e ficaram instaladas no antigo Albergue a Creche e ATL., e na Casa Maria Vitória o Jardim-de-Infância.
A Instituição pela sua constante evolução quis dar cada vez mais conforto e segurança aos seus utentes. Foi com esse objectivo que em seguida iniciou uma obra de melhoramento e manutenção do Lar de Idosos que decorreu durante todo o ano de 2007.
Devido a todas as alterações sociais constatou-se um largo aumento na lista de espera e, para dar resposta o Conselho de Administração concluiu que seria possível pensar num novo edifício com aumento do número de camas. Porque o terreno do Lar de Idosos comportava mais um equipamento, o Conselho de Administração acordou que fosse elaborado o projecto. Em Junho de 2012 iniciou-se a construção.
Passados catorze meses, em Agosto de 2013 e o sonho estava edificado. O Lar de Idosos passou a ter capacidade para sessenta utentes e um piso para a unidade de Fisioterapia.
A inauguração que encheu a todos de orgulho, contou com a presença do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social Dr. Agostinho Correia Branquinho, do vice-presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Henrique Aires Pereira, Deputados Assembleia da República e de autoridades locais.
Foi iniciada também a 2ª Fase desta Obra que comporta uma Piscina que estará terminada no primeiro trimestre de 2014.
Salienta-se que os cinco elementos do Conselho de Administração se dedicam à Instituição em regime absoluto de voluntariado.