A Fundação Centro Social de S. Pedro de Rates tem vindo a evoluir nos seus procedimentos, enquadrados nas exigências da sociedade actual.
A reciclagem, nos últimos onze anos, passou a ser uma rotina, que diariamente é mais abrangente.
O cartão das embalagens de fraldas e de todos os perecíveis, são recolhidos semanalmente pela autarquia bem como todas as embalagens de plástico.
A partir de Outubro de 2002, passou a ser reciclado o óleo de frituras, que é recolhido por empresas creditadas no Ministério do Ambiente e já estão contabilizados com guias do Ministério, mais de 3500 litros.
As nossas crianças e idosos têm participado em inúmeras iniciativas que a Lipor conjuga com o Município
- Com os Hipermercados Modelo temos colaborado na reciclagem de pilhas, programa "Pilhas de Livros". Todos recolhemos pilhas e recebemos livros para os meninos.
- Na decoração das eco rotundas de Natal, foi-nos atribuído por duas vezes o 1º Prémio e uma vez o 2º.
Estes eventos valem pela sensibilização que conseguimos levar junto dos nossos utentes, com especial relevância às crianças, dado o natural investimento futuro que isso representa.
-Todos os medicamentos fora de prazo, os blisters (placas vazias de medicamentos), bem como as chapas radiográficas, são reciclados. Referimos ainda os tinteiros de impressoras, filmes de fax, que reciclamos igualmente. As lâmpadas normais foram substituídas por outras de baixo consumo.
Em todas as acções de formação que as nossas funcionárias têm frequentado, um dos pontos abordados, é obrigatoriamente esta temática.
- Posteriormente, pensando também no ambiente, foi decidido instalar máquinas purificadoras de água que leva a uma economia de mais de 5000 garrafões de plástico por ano.
Pela nossa participação na Operação Tampinhas fomos contemplados com ajudas técnicas, destinadas ao Lar de Idosos.
- Após grande persistência já conseguimos reciclar os resíduos orgânicos, recolhidos pela Junta de Freguesia e depositados no Parque do Gorgolito.
- Fazemos ainda recolha de rolhas de cortiça, que fazemos chegar à "Quercos", por depósito em contentores no Continente.
- No ano escolar 2011/12, mantendo o procedimento de recolha de rolhas de cortiça, inscrevemo-nos no programa"Rolhas que dão Folhas" e pela quantidade obtida recebemos um equipamento de video.
- Entrou em funcionamento na Instituição em Outubro de 2009, um equipamento de avançada tecnologia de recuperação solar de energia, que teve o parecer favorável de um Prof. da Universidade do Minho.
- Fomos seleccionados para participação na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, tendo organizado uma exposição com essa temática que esteve patente ao público de 21 a 29/11/2009.
- Tendo como base a apresentação de candidatura, mas também atendendo ás boas práticas de reciclagem, tivemos a grata surpresa de sermos contemplados com o equipamento de uma "Sala de Estudo" através da Sociedade Ponto Verde.
Decorreu no dia 25 de Abril de 2013, organizada pelas Educadoras e Directora Técnica, uma actividade que englobou idosos, crianças e pais. Foi feito um percurso pedestre para a dar a conhecer a todos o Eco Museu de S. Pedro de Rates e uma Técnica da Lipor falou de "educação ambiental e distribuiu Kits de reciclagem. A acção decorreu na "eira da Casa do Lavrador".
Com persistência continuaremos, pois disso, depende o futuro das novas gerações.